Últimas Notícias
23/02/2021

HRSC: SAIU EDITAL

Atenção, IMPARÁVEIS! O INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR – ISGH, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, classificado como Organização Social pelo Governo do Estado do Ceará, conforme Decreto nº 26.811, de 30.10.2002 e suas alterações observadas às disposições constitucionais, com sede no município de Fortaleza, no uso de suas atribuições legais torna público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Edital nº 005/2021, com intuito de preencher as vagas disponíveis e formação de cadastro reserva no quadro de pessoal do HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL (HRSC) – QUIXERAMOBIM, conforme disposição legal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tendo em vista as disposições contidas nas demais legislações pertinentes, de acordo com as seguintes disposições deste Edital e seus anexos.

O Processo Seletivo destina-se a selecionar candidatos para formação de cadastro reserva do HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL (HRSC) – QUIXERAMOBIM, no decorrer do prazo de validade do Processo Seletivo que será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame. 2.2 As funções, quantidade de vagas, salário base, jornada semanal de trabalho, pré-requisitos e valor da inscrição estão estabelecidos na tabela que segue:

 

DAS FUNÇÕES, REMUNERAÇÕES E VAGAS:

Em caso de admissão, os candidatos receberão, além da remuneração base, os benefícios que estiverem em vigor na época da admissão, desde que preenchidos os requisitos legais e as regras estabelecidas em normas internas.

O horário e local de trabalho serão estabelecidos pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, de acordo com a necessidade e peculiaridade do serviço.

 

NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO ADMINISTRATIVO


NÍVEL SUPERIOR ASSISTENCIAL – NÃO MÉDICOS


NÍVEL SUPERIOR ASSISTENCIAL – MÉDICOS

DAS INSCRIÇÕES:

O candidato poderá inscrever-se para apenas uma função

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 23/02/2021 até 08/03/2021 às 23h59, horário de Brasília

Serão permitidas apenas inscrições online

Para realização da inscrição online o candidato deverá acessar o site www.dedalusconcursos.com.br no período de inscrição

Verificando-se mais de uma inscrição do candidato para o mesmo período de provas será considerada apenas a inscrição mais RECENTE, ou seja, a última inscrição realizada pelo candidato, ainda que o mesmo tenha efetuado o pagamento da inscrição cancelada.

É de responsabilidade do candidato portar o seu CARTÃO DE CONVOCAÇÃO, pois havendo no local de realização da prova qualquer eventualidade o candidato não poderá realizar a prova caso não esteja portando o mesmo, sendo automaticamente desclassificado.

 

DAS PROVAS OBJETIVAS:

O candidato deverá OBRIGATORIAMENTE, fazer uso adequado de máscara de proteção facial, industriais ou caseiras em todos ambientes dos recintos de aplicação de provas. Candidato que não fizer uso da máscara terá o acesso negado.

As provas objetivas para todas as funções terão duração máxima de 2h30 (duas horas e trinta minutos). O candidato somente poderá ir embora após 1h00 (uma hora) contada a partir do efetivo início das provas.

Por motivos de segurança, o candidato não poderá levar consigo o caderno de provas.

As provas objetivas serão realizadas no mesmo dia e horário, na cidade de Fortaleza. Caso o número de candidatos exceda a oferta de locais suficientes ou adequados na cidade. As provas poderão ser realizadas em outras cidades próximas.

A avaliação do Processo Seletivo será composta pela Prova Objetiva de múltipla escolha com 30 (trinta) questões de 04 (quatro) alternativas de respostas cada.

A prova terá valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos para funções sem prova de títulos e o valor de 0 (zero) a 90 (noventa) pontos para as de nível superior com prova de títulos.

O candidato deverá obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) na pontuação total para ser Aprovado no Processo Seletivo.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

Em caso de empate na classificação final, terá preferência os candidatos que se enquadrem nos seguintes critérios respectivamente:

a) Ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia das inscrições, atendendo a Lei Federal nº 10.741/03;

b) Maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) Maior pontuação na prova de títulos (para as funções de nível superior);

d) Maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

e) Maior número de acertos nas questões de Políticas de Saúde Pública (quando constar);

f) Maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais (quando constar);

g) Maior número de acertos nas questões de Informática (quando constar);

h) Maior idade entre os candidatos com idade inferior a 60 (sessenta) anos;

i) Certificado de exercício a função de jurado a partir da vigência da Lei Federal nº 11.689/2008;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

CONTEÚDOS BÁSICOS – NÍVEL MÉDIO

PORTUGUÊS

Compreensão e interpretação de frases, palavras ou textos; encontros vocálicos e consonantais; ortografia; acentuação gráfica; sinais de pontuação: ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos, travessão, vírgula, etc.; emprego das classes de palavras; análise sintática; sinônimos e antônimos; Concordância verbal: identificação dos tempos e modos verbais, correspondência de formas verbais, conjugação verbal, flexão de verbos; Concordância Nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação pronominal; classificação dos termos da oração; período composto por coordenação; período composto por subordinação; Figura de Linguagem; Morfologia; Uso da crase; Uso do por que; Objeto direto e Indireto.

POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA

Legislação do Sistema Único de Saúde – SUS: Constituição da República Federativa do Brasil (Com as Emendas Constitucionais): Art.196 a 200; Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990 e alterações - Dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde e dá outras providências; Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011; Lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e alterações – Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e dá outras providências; PORTARIA MS/GM Nº 2.048 DE 03/09/2009 - Aprova o regulamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualidades sobre Saúde Pública.

INFORMÁTICA

Windows versões 7, 8 e 10; Edição de texto e planilhas (ambiente Microsoft Office - Word, Excel e Outlook) versões 2010, 2013 e 365; Correio eletrônico.

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Ética e Legislação em Enfermagem: Lei do Exercício Profissional; Código de Ética de Enfermagem; Fundamentos básicos de enfermagem: Sinais vitais - interpretação dos resultados, equipamentos, variação de acordo com a faixa etária, nomenclaturas, fatores correlatos.

Dados antropométricos e seu uso na assistência de enfermagem, controle hídrico.

Higiene, conforto, segurança e bem-estar.

Preparo e coleta de materiais para exames. Preparo e desinfecção da unidade.

Admissão, alta, transferência e óbito.

Tipos de dieta, cuidados com sondagem nasogástrica, nasoentérica e gavagem.

Administração de medicamentos - princípios da administração de medicamentos, dosagem, classificação, cálculo e vias de administração.

Aplicação de oxigenoterapia, nebulização, calor e frio.

Assistência de enfermagem às necessidades de eliminação.

Tipos de ferida, cicatrização e cuidados de enfermagem; sistematização da assistência de enfermagem, prontuário e registro de enfermagem; Enfermagem no centro cirúrgico: Recuperação da anestesia; Central de material e esterilização; Atuação nos períodos pré-operatório; transoperatório e pós-operatório; Atuação durante os procedimentos cirúrgico-anestésicos; Materiais e equipamentos básicos que compõem as salas de cirurgia e recuperação anestésica; Rotinas de limpeza da sala de cirurgia; Uso de material estéril; Noções de controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde: Conceituação de colonização, contaminação, infecção e doença.

Descrição da cadeia epidemiológica de infecção. Conceito de infecção comunitária e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

Descrição das precauções padrão e das precauções baseadas no modo de transmissão. Higienização de mãos. Uso de equipamentos de proteção individual.

Enfermagem nas situações de urgência e emergência: Conceitos de emergência e urgência; Estrutura e organização do pronto socorro; classificação de risco;

Atuação do técnico de enfermagem em situações de choque, parada cardiorespiratória, politrauma, afogamento, queimadura, intoxicação, envenenamento e picada de animais peçonhentos; Enfermagem em saúde pública: SUS; Política Nacional de Imunização.

Controle de doenças transmissíveis, não transmissíveis e sexualmente transmissíveis. Atendimento aos pacientes com hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, doença renal crônica, hanseníase, tuberculose, dengue e doenças de notificações compulsórias; Programa de assistência integrada a saúde da criança, mulher, homem, adolescente e idoso; Assistência ao paciente em situação de alta complexidade: atuação do Técnico de Enfermagem nas unidades de Terapia intensiva Neonatal ; Pediátrica e Adulto;

Princípios gerais de segurança no trabalho: Prevenção e causas dos acidentes do trabalho; NR 32 MTE; Princípios de ergonomia no trabalho; Segurança do paciente: Programa Nacional de segurança do paciente - ANVISA; Cirurgia segura; Hemovigilância, Farmacovigilância, Tecnovigilância, Núcleo de segurança do paciente; Gerenciamento de Resíduos em serviços de Saúde: RDC 222/2018.

 

CONTEÚDOS BÁSICOS – NÍVEL SUPERIOR

PORTUGUÊS

A Comunicação: linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos; Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; A Língua: norma culta e variedades linguísticas; dialetos e registros, gíria; Língua padrão: ortografia, acentuação e pontuação; Semântica: denotação e conotação; figuras de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, parônima; polissemia e ambiguidade; Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras; classes de palavras: flexões, emprego e valores semânticos, com ênfase em verbos, pronomes, conjunções e preposições; Sintaxe: Termos e Orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sintaxe de colocação. Sentido denotativo e conotativo (figurado). Vícios de linguagem.

POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA

Legislação do Sistema Único de Saúde – SUS: Constituição da República Federativa do Brasil (Com as Emendas Constitucionais): Art.196 a 200; Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990 e alterações - Dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde e dá outras providências; Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011; Lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e alterações – Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e dá outras providências; PORTARIA MS/GM Nº 2.048 DE 03/09/2009 - Aprova o regulamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecimentos de Saúde Pública: Diretrizes e bases da implantação do SUS; Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde; Modelos Assistenciais de Saúde – Vigilância em Saúde; Indicadores de nível de saúde da população; Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde; Atualidades sobre Saúde Pública; Redes de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidados.

INFORMÁTICA

Windows versões 7, 8 e 10; Edição de texto e planilhas (ambiente Microsoft Office - Word, Excel e Outlook) versões 2010, 2013 e 365; Correio eletrônico. Conceitos de Internet/Intranet. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. Conceitos de proteção e segurança. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados. Realização de cópia de segurança (backup).

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – ENFERMEIRO

Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem: Processo de trabalho em Enfermagem; Supervisão em Enfermagem; Dimensionamento de Pessoal em Enfermagem; Lei do Exercício Profissional: Atribuições da equipe de Enfermagem conforme a lei; Funções privativas do enfermeiro; Conduta profissional segundo a Lei e o Código de Ética; Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (RDC 306/2004);

Semiologia e semiotécnica aplicada à Enfermagem (princípios básicos do exame físico e adequação aos diagnósticos de enfermagem); Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), diagnóstico de Enfermagem, Intervenções de Enfermagem e Avaliação da Assistência de Enfermagem documentação e registro;

Princípios da administração de medicamentos: Cuidados de Enfermagem relacionados à terapêutica medicamentosa; Assistência de Enfermagem na prevenção e controle de Infecções relacionadas à Assistência à Saude;

Assistência de Enfermagem com foco na segurança do paciente; Assistência de Enfermagem peri-operatória; Planejamento da assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório;

Assistência de Enfermagem a adultos e idosos com alterações clínicas nos sistemas orgânicos, de acordo com as necessidades humanas básicas utilizando o processo de enfermagem: Modelos de intervenção na saúde da população idosa; Assistência de enfermagem a pacientes com doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e imunodeficiência; Planejamento da assistência de Enfermagem nas alterações dos sistemas hematopoiético, gastrointestinal, cardiovascular, respiratório, renal, geniturinário, endócrino, nervoso e músculo- esquelético;

Assistência de Enfermagem nas alterações clínicas em situações de urgência e emergência;

Assistência de Enfermagem em doenças infecciosas; Assistência de Enfermagem na função imunológica;

Planejamento e promoção do ensino de autocuidado ao cliente; Prevenção de lesões de pele e tratamento de feridas em pacientes internados;

Política Nacional de Atenção Hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde;

Redes de Atenção em Saúde;

 

Norma Regulamentadora para os trabalhadores da área da saúde (NR 32).

 

 

 

Sabemos que você é realmente IMPARÁVEL e deseja adquirir cursos completos para o HRSC! Venha se preparar com os melhores professores do Brasil. Não perca tempo, vem ser OBJETIVO!!

 

Clique em um dos links abaixo e garanta sua vaga no certame!!

Banner

CURSO ON-LINE COMPLETO - TÉCNICO DE ENFERMAGEM - HRSC