Atenção imparáveis! O edital do concurso Guarda de Palmas, no Tocantins, acaba de ser publicado nesta terça-feira, (06/12). A seleção será organizada pela Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp).
Ao todo, estão previstas 50 vagas imediatas mais 50 para a formação de um cadastro de reserva, no cargo de guarda metropolitano.
RESUMO DO CONCURSO
ÓRGÃO: GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS - TO
CARGO: GUARDA
VAGAS: 50 VAGAS IMEDIATAS + 50 CR
REMUNERAÇÃO: DE 3.440.77,00
BANCA: FUNDAÇÃO VUNESP
DATAS IMPORTANTES
As inscrições serão realizadas online no endereço eletrônico http://www.vunesp.com.br/ por meio de formulário de Inscrição via internet. A inscrição no dia 19 de Dezembro de 2022 e término no dia 02 de Fevereiro de 2023. Os Exames de Conhecimentos possuem data prevista para realização em 02 de Abril de 2023.
REQUISITOS BÁSICOS
-
Pagamento do valor da taxa de inscrição de R$ 90,00
-
Ser brasileiro nato, naturalizado na forma da Lei
-
Ter idade mínima de 18 anos e ter idade máxima de 45 anos
-
Estar em dia com as obrigações eleitorais
-
Estar em dia com as obrigações para o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino
-
Estar em gozo de saúde física e mental para o exercício da função
-
Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B”
PROVA OBJETIVA
A prova objetiva avaliará o conhecimento do candidato e será constituída de 50 (cinquenta) questões objetivas de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada uma, das quais apenas uma deve ser assinalada
ETAPAS/PROVAS
Este Concurso Público será composto conforme consta a seguir:
1ª Etapa – Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições do cargo a que concorre, contendo questões objetivas de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta. Esta prova versará sobre o conteúdo programático constante no
2ª Etapa – Exame Físico, de caráter eminentemente eliminatório. Visa avaliar o condicionamento físico do candidato de acordo com as atribuições do cargo a que concorre.
FLEXÃO E EXTENSÃO DOS COTOVELOS NO SOLO
O(A) avaliado(a) deverá realizar um maior número de movimentos de flexão e extensão dos cotovelos, sendo que para iniciar o teste este(esta) deverá estar com os braços estendidos.
O movimento correto será flexionar os cotovelos até atingir um ângulo de 90º com o antebraço, voltando à posição inicial. O corpo deverá ficar reto, os braços deverão ficar na mesma largura dos ombros, palmas das mãos apoiadas no solo com as pontas dos dedos voltados para frente.
A prova para candidatos do sexo masculino será feita em 4 apoios (mãos e pés), e será considerado APTO o candidato que obtiver no tempo de 1 (um) minuto. O início e o término será comandado pelo avaliador, devendo este informar, aos executantes, quando decorridos 30 segundos de prova.
A prova para candidatas do sexo feminino será feita em 6 apoios (mãos, joelhos e pés), e será considerada APTA a candidata que obtiver o resultado conforme abaixo, no tempo de 1 (um) minuto e em uma única tentativa. O início e o término será comandado pelo avaliador, devendo este informar, às executantes, quando decorridos 30 segundos de prova, para dar a noção de tempo às mesmas:
FLEXÃO ABDOMINAL
Para esta prova, o(a) avaliado(a), deverá estar deitado(a) com as costas sobre uma superfície plana, braços estendidos atrás da cabeça e pernas flexionadas, tendo um auxiliar em pé sobre os pés do(a) avaliado(a) para apoiá-lo(a). O exercício completa-se com a flexão do tronco, alinhando os cotovelos com os joelhos e voltando à posição inicial.
A prova será cronometrada em 1 (um) minuto. O início e o término será comandado pelo avaliador, devendo este informar, aos(às) executantes, quando decorridos 30 (trinta) segundos de prova, para dar a noção de tempo aos(às) mesmos.
Será considerado(a) APTO(A) o(a) candidato(a) que obtiver o resultado conforme abaixo, no tempo de 1 (um) minuto e em uma única tentativa:
CORRIDA DE 12 MINUTOS
O avaliador deverá orientar os(as) executantes sobre a forma da marcação do tempo e a distância (metros) a ser percorrida pelo(a) avaliado(a), ou seja, será cronometrado 12 (doze) minutos, onde o(a) avaliado(a) deverá percorrer a maior distância possível e estar atento(a) para o tempo cronometrado, quando transcorridos 10 (dez) minutos cronometrados, o avaliador dará um silvo longo de apito, avisando-os(as) de que faltam 2 (dois) minutos e quando terminar o tempo (os 12 minutos), este dará vários silvos breves, anotando em seguida o total de metros percorridos por avaliado.
Esta prova deve ser realizada em local plano, preferencialmente num percurso onde os(as) avaliados(as) possam ser observados(as) em todos os pontos para facilitar as anotações de metros percorridos pelos(as) candidatos(as).
Ao final dos 12 (doze) minutos, os(as) avaliados(as) deverão interromper a corrida, movimentando-se no próprio local de chegada, aguardando o seu anotador confirmar o total de metros percorridos pelos candidatos.
Será considerado(a) APTO(A) o(a) candidato(a) que obtiver o resultado conforme tabela abaixo, no tempo estabelecido e em uma única tentativa:
3ª Etapa – Avaliação Psicológica, de caráter eminentemente eliminatório. Visa identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato para o exercício do cargo a que concorre, considerando as necessidades, exigências e peculiaridades da área de atuação.
4ª Etapa – Avaliação Médica, de caráter eminentemente eliminatório. Será composta de exames médicos e toxicológicos do candidato, com o intuito de verificar se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar o exercício das atividades típicas do cargo a que concorre. O exame toxicológico visa detectar substâncias psicoativas que causem dependência ou, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção.
5ª Etapa – Comprovação de Idoneidade Moral, de caráter eminentemente eliminatório. Visa a apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, quer seja quanto à compatibilidade para o exercício do cargo a que concorre.
6ª Etapa – Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório. Esta etapa será realizada na forma prevista.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática e Raciocínio Lógico: Resolução de situações, problemas envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números reais, nas suas possíveis representações. Mínimo múltiplo comum. Máximo divisor comum. Porcentagem. Razão e proporção. Regra de três simples ou composta. Equações do 1.º ou do 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa. Relação entre grandezas – tabela ou gráfico. Tratamento da informação – médias aritméticas. Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio Lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Atualidades e Conhecimentos Regionais: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais internacionais, nacionais e do Município de Palmas/TO, divulgados na mídia local e/ou nacional. Aspectos físicos de Palmas/TO (relevo, hidrografia, clima e vegetação) e questões ambientais. Aspectos humanos e econômicos de Palmas/TO: crescimento da população e expansão urbana.
Noções de Direito: Noções de Direito Constitucional: Constituição Federal: artigos 5º, 6º e 144; Da Organização Político Administrativa; Da União; Dos Estados Federados e Dos Municípios (artigos 18 a 31 da CF). Administração pública: princípios constitucionais; servidores públicos. Noções de Direito Administrativo: Conceito de Administração Pública. Diferenças entre Governo e Administração. Supremacia do Interesse Público. Princípios Básicos da Administração Pública. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Poder de Polícia. Aplicação dos princípios constitucionais e dos demais princípios norteadores da Administração Pública. Atos administrativos: conceito, requisitos, atributos, discricionariedade e vinculação; classificação; espécies, motivação, anulação, revogação e extinção. Agentes públicos. Regime jurídico constitucional, artigos 37 a 41 da Constituição Federal. Processo administrativo: conceito, requisitos, objetivos, fases, espécies, princípios do processo administrativo. Improbidade Administrativa. Lei Federal nº 8.429/92, atualizada até a Lei nº 14.230, de 2021 – sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa. Código Penal: (art. 1º a 6º; art. 13 a 19; art. 23 a 25; art. 121 a 129; art. 146 a 150; art. 155 a 159; art. 213 A o 218 C; art. 312 a 327).
Noções de Informática: Correio Eletrônico: conceitos; gerenciador de e-mail corporativo (Zimbra). Pacote LibreOffice – Editor de Texto (LibreOffice Writer): atalhos e barra de ferramentas; modos de seleção de texto; formatação de texto; formatação de parágrafos e alinhamento; Planilha (LibreOffice Calc): formatação de dados; seleção de células; atributos de caracteres. Conceito de internet e intranet. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware). Legislação Municipal: Lei Complementar nº 8, de 16 de novembro de 1999 (Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Município de Palmas/TO). Lei Orgânica do Município de Palmas/TO – Do Município: Da Competência, Das Vedações, Da Organização dos Poderes, Do Processo Legislativo, Das Emendas à Lei Orgânica, Das Leis; Do Poder Executivo: Das Atribuições do Prefeito, Da Advocacia-Geral do Município; Da Administração Municipal; Do Registro dos Atos Administrativos.
Legislação Específica: Código de Processo Penal: capítulo sobre Prisão em Flagrante (art. 301 a 310). Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Disposições Preliminares (art. 1º ao 6º); Da Prática de Ato Infracional (art. 103 ao 109); Do Conselho Tutelar (art. 131 ao 137) e Dos Crimes (art. 225 ao 244-B). Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003: Disposições preliminares (art. 1º ao 7º) e Dos Crimes em Espécie (art. 95 a 108). Estatuto do Desarmamento – Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003: Do Porte (art. 6º ao 11º); Dos Crimes e das Penas (art. 12 ao 21). Lei “Maria da Penha” – Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006: art. 1º ao 8º. Lei de Abuso de Autoridade – Lei nº 13.869, de 5 de setembro de 2019.
Estatuto Geral das Guardas Municipais – Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014. Estatuto da Guarda Metropolitana de Palmas/ TO – Lei Complementar nº 42, de 08 de novembro de 2001. Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas – Lei nº 11.343/2006 e suas alterações. Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018 – Disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública.
Se prepare com o ObjetivoPlay
Atenção, IMPARÁVEIS! Os concursos em 2022 vem com tudo e nós do Objetivo Concursos montamos um curso exclusivo que oferece toda a estrutura necessária para a sua tão sonhada aprovação. Com acesso a todos os cursos on-line da plataforma, aulas gravadas e ao vivo + mentorias + diversos presentes. Quer saber mais?
ObjetivoPlay - Clique no link e conheça melhor nossa plataforma!