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24/06/2021

BANCO DO BRASIL: SAIU EDITAL COM 2.240 VAGAS

Atenção, IMPARÁVEIS! Foi publicado edital para o concurso do Banco do Brasil com 4.480 vagas para a carreira de escriturário, sendo 2.240 imediatas e as demais para cadastro reserva. Diferentemente das últimas edições, o concurso será de amplitude nacional com vagas para os 26 estados do Brasil e para o distrito federal, os aprovados poderão atuar como agente comercial ou agente de tecnologia.

Os salários iniciais são de até R$ 3 mil, com uma jornada de trabalho de 30h semanais, além de alguns benefícios, tai são:

            - PPL (participação nos lucros e resultados), que acontece duas vezes ao ano;

            - Planos de saúde;

            - Planos odontológicos;

            - Previdência privada;

            - Auxílio-creche;

            - Auxílio Filho com deficiência.

As inscrições para o certame estarão abertas a partir desta quinta-feira, dia 24 de junho, até o dia 28 de julho através da banca Cesgranrio, organizadora, e com taxa no valor de R$ 38,00.

As provas serão aplicadas em 26 de setembro de 2021. Além do nível médio de escolaridade, confira abaixo:

- Ter sido aprovado(a) em todas as etapas.

- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;

- Estar em dia com as obrigações eleitorais.

- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino.

- Ter, na data de admissão, idade mínima de dezoito anos completos.

- Ser aprovado(a) nesta Seleção Externa e possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo conforme estabelecido no subitem 2.1.3 deste Edital. Não será considerado como curso concluído o período de recuperação ou de dependência.

- Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

- Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em quaisquer dos órgãos da Administração Pública direta ou indireta, bem como não receber proventos de aposentadoria que não sejam acumuláveis quando em atividade, ressalvadas as hipóteses legais de acumulação.

- Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta do BANCO DO BRASIL S.A. e os demais regulamentos da Empresa.

- Cumprir as determinações do Edital.

 

RESUMO DO CONCURSO

 STATUS: EDITAL PUBLICADO

BANCA: CESGRANRIO

VAGAS: 4.480 (IMEDIATAS E CR)

INSCRIÇÕES: 24/06 A 28/07

TAXA: R$ 38,00

PROVAS: 26/09

CONFIRA EDITAL NESTE LINK

CURSOS COMPLETOS AQUI

 

ETAPAS DO CONCURSO

O concurso será constituído por quatro etapas:

1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caracteres eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

2ª Etapa – Prova de Redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as), conforme subitem 4.2, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do BANCO DO BRASIL S.A.

 

Serão 70 questões nas provas objetivas, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 de específicos, divididos da seguinte forma:

·         BÁSICOS

o    Português: 10 (valor de 1,5 cada)

o    Inglês: cinco (valor de 1 cada)

o    Matemática: cinco (valor de 1,5 cada)

o    Atualidades do Mercado Financeiro: cinco (valor de 1 cada)

·         ESPECÍFICOS

o    Probabilidade e estatística: cinco (valor de 1,5 cada)

o    Conhecimentos bancários: cinco (valor de 1,5 cada)

o    Tecnologia da informação: 35 (valor de 1,5 cada)

Os candidatos serão classificados por microrregião/macrorregião/UF após a etapa das provas objetivas. Serão eliminados aqueles que obtiverem rendimento menor que 50% na apuração total dos pontos previstos na prova objetiva. O candidato não pode zerar nenhum dos conteúdos previstos no edital.

 

REDAÇÃO

A prova discursiva, de caráter eliminatório, exige a elaboração de uma redação na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, contendo no mínimo 25 linhas e no máximo 30 linhas. Com valoração de 100 pontos e o candidato deverá fazer, no mínimo, 70 desses pontos.

A data prevista para realização da prova é dia 26 de setembro de 2021.

A redação do concurso Banco do Brasil avalia os seguintes critérios:

  • Adequação ao tema proposto;
  • Adequação ao tipo de texto solicitado (dissertativo-argumentativo);
  • Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  • Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
  • Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nas cidades listadas abaixo:

 

ATRIBUIÇÕES

- prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços oferecidos pelo Conglomerado BB;

- execução de análise e conferência de documentos, inclusive assinaturas, quando possuir curso de grafoscopia;

- preparação de correspondências;

- preparação e processamento de documentos;

- atualização de registros;

- resguardo e confidencialidade das informações de interesse do Conglomerado BB;

- presteza e cortesia no atendimento ao cliente; manutenção e organização dos arquivos sob sua guarda;

- execução de aplicações financeiras de clientes, segundo as normas estabelecidas;

- recolhimento e manipulação de informações cadastrais e dados estatísticos;

- operacionalização de equipamentos de escritório e de atendimento ao cliente e usuário;

- qualidade das informações prestadas;

- qualidade e tempestividade dos serviços sob sua condução;

- adoção de demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para sua Unidade e para resguardar interesses do Conglomerado BB, nos assuntos relacionados à sua área de atuação.

 

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CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Compreensão de textos. 2 – Ortografia oficial. 3 – Classe e emprego de palavras. 4 – Emprego do acento indicativo de crase. 5 – Sintaxe da oração e do período. 6 – Emprego dos sinais de pontuação. 7 -Concordância verbal e nominal. 8 – Regência verbal e nominal. 9 – Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise).

LÍNGUA INGLESA: 1 – Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

MATEMÁTICA: 1 – Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 2 – Sistema legal de medidas. 3 – Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 4 – Lógica proposicional. 5 – Noções de conjuntos. 6 – Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas. 7 – Matrizes. 8 – Determinantes. 9 – Sistemas lineares. 10 – Sequências. 11 – Progressões aritméticas e progressões geométricas.

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: 1 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 2 – Internet banking. 3 – Mobile banking. 4 – Open banking. 5 – Novos modelos de negócios. 6 – Fintechs, startups e big techs. 7- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 8- Funções da moeda. 9 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Marketplace. 11 – Correspondentes bancários. 12 – Arranjos de pagamentos. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 – Conceitos gerais – O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Juros simples – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 3 – Juros compostos – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Sistemas de amortização – Sistema price; Sistema SAC.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e nãoconvencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 5 - Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 6 – Noções de Mercado de capitais. 7 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 – Taxas de câmbio nominais e reais; 10 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 12- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 13 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 14 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 15 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 16 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:

1 - Noções de sistemas operacionais - Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) 2 - Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office - Word, Excel e PowerPoint - versão O365). 3 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. 4 - Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 5 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 6 - Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 7 - Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 8 - Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 9 - Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 10 - Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 11 - Fundamentos sobre análise de dados. 12 - Conceitos de educação a distância. 13 - Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 14 - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).

VENDAS E NEGOCIAÇÃO:

1 - Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 - Segmentação de mercado. 3 - Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 - Gestão da experiência do cliente. 5 - Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 - Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 - Gestão da qualidade em serviços. 8 - Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 - Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 10 - Ética e conduta profissional em vendas. 11 - Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 12 - Utilização de canais remotos para vendas. 13 - Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 14 - Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.539 de 24 de novembro de 2016. 15 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 16 - Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 17 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 18 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

 

 

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