CUIDA EM PLANEJAR, QUE VOCÊ VAI PASSAR!

Cuida em planejar, que você vai passar!

 

Meus amigos concurseiros, tudo bem?

Você que está se preparando para concursos públicos sempre vai se deparar com um fator, um recurso que você simplesmente não pode controlar: o tempo. Os dias, as horas, os minutos passam e parece que quanto mais você se preocupa com aquilo que você deseja, mais esse tempo passa rápido, e mais longe fica o seu objetivo. A questão do tempo anda de mãos dadas com as ações que você toma no seu dia a dia, e é por isso que você não pode deixar de ler esse texto, que vai te ajudar a entender melhor como uma boa gestão de suas ações, através de um bom PLANEJAMENTO, te levam a sua tão sonhada APROVAÇÃO.

Primeiramente, considere o conceito de PLANEJAMENTO que peguei emprestado do meu camarada Maximiano, de 2004, onde ele fala que o planejamento é “a atividade de se definir um FUTURO DESEJADO e de se ESTABELECER OS MEIOS pelos quais este futuro será alcançado”. Na sua condição de concurseiro, creio que seu futuro desejado é ser NOMEADO após uma baita de uma APROVAÇÃO em seu concurso. Mas, para isso, você tem que “fazer por onde” – e isso começa justamente no planejamento, onde você vai estabelecer sua missão (sua razão, seu maior motivo de vida, como por exemplo, “a minha missão é viver confortavelmente, com minha família”) e a sua visão (onde você quer chegar, como por exemplo, “ser servidor público federal dentro de 2 anos”).

Mas, obviamente, como a teoria da administração prega, existem três tipos principais de planejamento, que são os mais famosos e que vão interessar diretamente na sua vida de aluno: Estratégico, Tático e Operacional. É nesse planejamento estratégico que você vai definir a sua missão, a sua visão, os seus valores, o percurso que você deve percorrer para atingir seu objetivo, mas de modo mais abstrato. Vish professor, complicou! Tem como desbulhar isso? Tem! Como já iniciei no parágrafo anterior os exemplos com missão e visão, vou continuar aqui:

·        Definida sua missão: Viver confortavelmente com minha família;

·        Definida sua visão: Ser servidor público federal dentro de 2 anos;

·        Definidos seus valores: integridade, honestidade, pontualidade, responsabilidade, assiduidade;

·        Definido seu objetivo global: Passar no concurso público daqui a 2 anos e ser servidos público federal.

·        Definidas suas ações: ESTUDAR! ESTUDAR! ESTUDAR!

Claro que o Planejamento Estratégico tem mais detalhes que vão além dessas cinco coisinhas, mas focaremos no recado principal: você estabeleceu bem aquilo que você DESEJA! E, uma vez que tenha isso bastante claro em sua mente, podemos partir para um Planejamento Tático, que na literatura é basicamente um plano funcional, onde você perceberá todos os setores envolvidos, e onde o Planejamento Estratégico é mais detalhado:

·        No setor Minha Casa, vou estudar de segunda a sábado, das 8 às 11 da manhã, através das vídeo-aulas de Administração Geral e Pública que o prof. Egberto gravou para mim.

·        No setor Novo Prédio do Preparatório Objetivo, vou ter aulas de segunda a sábado, das 14 às 17 da tarde, com os melhores professores, e aos domingos vou fazer os simulados.

·        No setor Casa da Namorada, vou nas noites de 3ª, 5ª e sábado, e prometo me comportar (porque ninguém é de ferro rsrs)

·        No setor Meu Quarto, vou revisar os conteúdos nas noites de 2ª, 4ª e 6ª.

Percebem? No Planejamento Tático, você está armando um esquema tático para VENCER O JOGO, envolvendo todas as partes que estão diretamente relacionadas com você! É importante que, nesse momento, você converse com todas as partes interessadas para entenderem sua tática, pois a mesma só funciona quando o time joga com DISCIPLINA!

E por último, mas não menos importante, você deve traçar seu Planejamento Operacional, onde estarão claros suas rotinas, seus objetivos específicos de curto prazo e exatamente o que você precisa fazer para atingir o objetivo maior que você estabeleceu lá no Planejamento Estratégico. No Planejamento Operacional, você vai mapear todos os seus passos! #SeLigue no exemplo:

·        2ª feira vou estudar Administração Geral, Capítulos 1, 2 e 3, e minha meta é resolver 37 questões sobre os assuntos.

·        3ª feira vou estudar Administração Pública, Capítulos 1, 2 e 3, e minha meta é resolver 37 questões sobre os assuntos.

·        4ª feira vou estudar Português para concurso, assuntos 1, 2, 3 e 4, e minha meta é resolver 46 questões sobre os assuntos e escrever 1 redação para dar trabalho aos professores Welber e Emília.

·        5ª feira vou descomplicar informática com os tópicos A, B e C, e minha meta é resolver 37 questões e perturbar o professor Túlio.

·        ...

E assim, sucessivamente, até você enxergar todos os passos que você precisa dar para chegar no objetivo final. Tudo isso é um PROCESSO! O Planejamento leva um tempo pequeno, e você consegue planejar várias semanas, meses, ou até seu ano inteiro. Com a clareza dada no Planejamento Estratégico, você consegue traçar o Tático e o Operacional com mais facilidade.

CONFIE NO SEU PROCESSO!

O Planejamento se faz necessário, e você ainda tem várias outras ferramentas que pode utilizar para ajudar você a SEGUIR o que foi planejado. Quais são estas ferramentas? Em outras oportunidades posso dissertar sobre, é só você continuar acompanhando os textos no blog e também pegar as dicas diárias no meu instagram @admegberto que você conhecerá aos poucos tudo o que a Administração te oferece.

No mais, te desejo bons estudos, um forte abraço, e lembre-se:

A sorte acompanha as mentes preparadas!!

Prof. Egberto Martins – Administração Geral e Pública

Compartilhar:

Tags:

Luis Cesar Felipe