COMO ORGANIZAR SEU LOCAL DE ESTUDOS

A organização de um bom ambiente de estudos é essencial para um bom rendimento e melhores resultados. Pensando nisso, devemos começar preparando um bom lugar. Aprenda em 4 passos como fazer isso!

ESCOLHA UM BOM AMBIENTE

Seu ambiente deve ser um local somente seu, independentemente de ser na sala, quarto ou qualquer outro lugar da casa, precisa ser um lugar reservado, onde há pouco ou nenhum fluxo de pessoas e barulho.

Procure também uma boa iluminação e climatização. Um lugar com temperaturas amenas e boa circulação de ar pode elevar sua produtividade, enquanto temperaturas extremas podem atrapalhar.

Além disso, é de fundamental importância que você tenha uma mesa para alocar todo o material necessário para os seus estudos (cadernos, canetas, computadores, etc). Ao chegar nesse local, seu cérebro entenderá que é hora de estudar.

ELIMINE AS DISTRAÇÕES

Celulares e redes sociais são os maiores inimigos de um bom rendimento nos estudos. Na hora de estudar, antes mesmo de se dirigir ao seu ambiente, coloque o celular no modo silencioso e deixe-o longe. Aproveite também para comunicar as pessoas que moram na sua casa que aquele momento é um momento de concentração e que você deseja não ser incomodado se o motivo não for urgente. Nessas horas, o diálogo com a família é fundamental. 

Muitas vezes é difícil eliminar as distrações. Vizinhos que gostam de ouvir música com o volume elevado, casa pequena com fluxo muito grande de pessoas, bebês e cachorros que latem muito são alguns fatores que estão fora do seu controle e você não pode mudá-los. Se esse for seu caso, procure um lugar alternativo; bibliotecas ou locais com cabines de estudos são boas opções.

ORGANIZE OS MATERIAIS DE ACORDO COM A UTILIZAÇÃO

Tenha na sua mesa somente o que vai utilizar naquele dia. Bloco de notas, canetas, lápis e cadernos são exemplos do que se deve ter sempre perto. Embalagens de comidas, pratos e copos usados e outros materiais que irão poluir sua mesa devem ser retirados.

MANTENHA-SE MOTIVADO

Estudar não é uma tarefa fácil e, por vezes, se torna desafiadora. Ter imagens, frases e objetos que te motivam ajudam muito nos tempos difíceis. Mantenha como parte da decoração coisas que te respondam estas perguntas: Por que estou aqui? Onde quero chegar? O que ganharei com isso? Qual o meu sonho?  Olhe para isso diariamente, crie o seu ritual e não pare por nada!

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos para que eles possam organizar um ambiente ideal de estudos também.

Compartilhar:

Tags: Blog, Notícias

Luis Cesar Felipe